-
DESCARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA PELO USO DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO BRANDING: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB
- Voltar
Metadados
Descrição
Nos últimos anos, com as transformações do modo de produção e a concorrência cada vez mais acirrada entre os mercados, novas formas de marketing mais agressivas surgiram para fazer a comunicação dos produtos/serviços nos espaços urbanos. O Branding da paisagem urbana consiste em levar a marca às ruas, pintando edifícios, patrocinando espaços públicos que passam a levar o nome da marca. Contudo, esta estratégia descaracteriza a paisagem urbana. Nesse contexto, este artigo teve por objetivo identificar ações de branding que causam a descaracterização da paisagem urbana, especificamente na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa é descritiva e explicativa, e a metodologia utilizada foi: a observação in loco e o check-list. Além disso, buscou-se na literatura meios que definissem e caracterizassem a problemática em estudo. A pesquisa foi efetivada com abordagem qualitativa e descritiva. A partir da visita aos bairros considerados no estudo, constatou-se que as principais ações de Branding implementadas na cidade estão relacionadas à identificação de instituições/empresas, divulgação de marcas e produtos, lançamento de empreendimentos, divulgação de promoções e patrocínio de espaços públicos e privados. Ficou evidente que, a paisagem urbana da cidade de Campina Grande é/está descaracterizada pelas ações publicitárias de Branding. Tal fato é resultado das modificações implementadas nas estruturas de prédios históricos, adoção de cores contrastantes com o estilo arquitetônico, colocação de outdoors e painéis em fachadas de prédios para divulgação publicitária, entres outros, que são elementos que ofuscam a visão real da paisagem. Enfim, a ausência de uma legislação específica no município, que regulamente essas ações contribui para a descaracterização da paisagem urbana, logo, criar uma legislação para regulamentar essas ações publicitárias na área urbana da cidade é fundamental e irrefutável.
ISSN
1676-0727
Periódico
Autor
LOURENÇO, JOAQUIM CARLOS | VICTOR VASCONCELOS, REJANE DE FÁTIMA | ARAÚJO DE FREITAS, ANDRÉ LUIZ
Data
28 de fevereiro de 2014
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/9633 | 10.12957/polemica.2014.9633
Idioma
Fonte
POLÊM!CA; v. 13, n. 1 (2014); 1021-1033 | 1676-0727
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion