-
SCHOOL BULLYING: AN ANALYSIS OF THE SPEECH TEACHER||BULLYING ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES
- Voltar
Metadados
Descrição
The research enquires the social meanings of bullying by teachers of the second term of elementary school, developed in a County public school, at Ilha do Governador, Rio de Janeiro State, chosen due to its violence level location. The following data assemble techniques were applied: (a) school day-to-day life observation; (b) spotted group with 12 teachers from 6th to 9th grade; c) Interviews conversation with teachers. To start the spotted group, three series of images with bullying situations. The conversations were audio recorded, transcribed and assessed. The inquiry guidelines were taken from this analysis, and then the images were shown again in order to confirm their conversation angles, originally recorded with the spotted group. The data crossing showed that teachers have kept their points, allowing to pinpoint the possible metaphor of the emblematic core on bullying social meaning: when related to adolescence, bullying is similar to a disease. However, there is nothing that teachers can do, because the Child and Adolescent Regulations and the Tutorship Board withhold any action towards putting an end to bullying scholar. Keywords: violence at school; bullying; social meanings.||A pesquisa investiga as representações sociais de bullying, por professores do segundo segmento do Ensino Fundamental, realizada numa escola pública municipal situada na Ilha do Governador, no Estado do Rio de Janeiro, escolhida por localizar-se em zona com índices de violência. Utilizou-se as seguintes técnicas de coletas de dados: (a) observação do cotidiano escolar; (b) grupo focal com 12 professores que atuam em turmas de 6º a 9º anos; e (c) entrevistas conversacionais. Para iniciar o grupo focal, foram apresentadas três seqüências de imagens com situações de bullying. As conversas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Dessa análise foram retiradas questões para o roteiro da entrevista, momento em que as imagens foram novamente apresentadas aos professores com a intenção de verificar se eles confirmavam suas falas registradas no grupo focal. O cruzamento das análises mostrou que os professores mantiveram seus posicionamentos, permitindo localizar a possível metáfora do núcleo figurativo da representação social de bullying: associado à adolescência, bullying é como se fosse uma moléstia. No entanto, os professores nada podem fazer, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar os impedem de tomar atitude ou desenvolver ações para acabar com o bullying escolar.Palavras-chave: violência escolar; bullying; representações sociais
ISSN
1676-0727
Periódico
Autor
BERNARDINI, CRISTINA HELENA | MAIA, HELENICE
Data
23 de março de 2012
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/2754 | 10.12957/polemica.2010.2754
Idioma
Fonte
POLÊM!CA; v. 9, n. 2 (2010); 99 a 104 | 1676-0727
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion