Descrição
Discutimos neste trabalho a relação profícua entre a teoria funcionalista de linguagem e a teoria dos gêneros discursivo-textuais, visando demonstrar a sua aplicabilidade e a sua contribuição para um ensino de Língua Portuguesa eficaz, atendendo aos reais objetivos propostos nos PCNs (1998 e 2000). Os princípios funcionais apresentados em Halliday (1973), Dik (1989), discutidos em Neves (2010 e 2013) e Casseb- Galvão (2006 e 2011), entre outros, embasam teoricamente este trabalho e se coadunam com as propostas de Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) e Kuhn e Flores (2008), e constituem as bases teórico-metodológicas de uma sequência didática, proposta em (Duarte, em preparação). Essa discussão culmina com a proposta de uma sequência didática que auxilie o professor na compreensão da relação produtiva teoria e a prática, além de fornecer subsídios para um ensino de língua que considere a interação social e o domínio das práticas de leituras e escritas em diferentes modalidades e diferentes contextos situacionais de comunicação.