Descrição
O artigo, de natureza bibliográfica, discute as políticas educacionais relacionadas ao Ensino Médio e à Educação Profissional no Brasil, a partir de 1970, destacando as principais transformações ao longo deste período. Mostra como a educação, mais especificamente de nível médio, tem se alinhado aos interesses do setor produtivo, muitas vezes em detrimento dos interesses da classe trabalhadora. Destaca a dualidade estrutural do Ensino Médio no Brasil, caracterizando-se por projetos de educação diferenciados para a elite dominante e para a classe trabalhadora, convergindo com a própria estrutura da sociedade de classes capitalista. Apresenta as principais mudanças implementadas no Brasil pelo governo neoliberal na década de 1990 em relação ao Ensino Médio e à Educação Profissional, bem como as rupturas e continuidades observadas neste campo a partir dos governos do presidente Lula, sucedido por Dilma Rousseff. Apesar dos avanços observados neste período, notam-se indícios de continuidade de um governo neoliberal, bem como a dificuldade em se superar a dualidade estrutural do Ensino Médio no Brasil.