Descrição
Tomando-se por base o conjunto de ideias da Teoria Histórica Cultural (THC), compreendemos o professor como o sujeito responsável pela organização do processo educacional que permita a apropriação dos conhecimentos sócio-histórico. Dessa forma, cabe a este profissional escolher as ferramentas e as técnicas de ensino adequadas para que o objetivo do processo educacional se faça cumprir: formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos. Nesta perspectiva, torna-se de fundamental importância proporcionar ao professor uma formação que oportunize o trabalho com ferramentas pedagógicas diversas. Neste artigo, abordamos as histórias em quadrinhos como possibilidade de recurso pedagógico, e apresentamos as concepções que professores que ensinam matemática atribuíam a esta ferramenta antes e depois de um curso de formação. A pesquisa teve como público alvo um grupo de professores que ensinam matemática vinculados a um projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), um grupo que tem como foco o estudo de textos e elaboração de atividades que corroborem com as ideias da Teoria Histórico Cultural. Ao longo do curso utilizamos como forma de coleta de dados, dois questionários e uma entrevista, além da gravação áudio-visual de todos os encontros (posteriormente transcritos). Os dados coletados durante o curso possibilitaram o estabelecimento de três categorias de análise. Neste trabalho apresentaremos os dados relativos às concepções sobre as habilidades necessárias para se construir uma HQ. Salientamos e defendemos a importância de cursos de formação que oportunizem ao professor o conhecimento e a prática de produção de ferramentas pedagógicas como as HQ.