Descrição
O presente artigo pretende apresentar a experiência que resultou da elaboração e prática do caderno de atividades "Ceuta portuguesa". Ele publicou-se em 2013 para acompanhar o guia educativo do mesmo nome, dando corpo ao primeiro projeto educacional desenhado a nível institucional em Ceuta (Espanha), intitulado "Ceuta te ensina/mostra". Oprincípioque orientou todo o trabalho foi o de cidade educadora e toda a intervenção se articulou em torno ao patrimônio histórico como forma de encontrar um equilíbrio entre o plano nacional de ensino e as particularidades de uma sociedade multicultural e pluriétnica como a de Ceuta. Para o efeito, expõem-se os principais objetivos deste projeto e também a maneira em como se executou através de um caderno em quadrinhos que serviu de recurso didático para entender o passado e o presente. Foi pela experiência e vivência da cidade de Ceuta que os jovens a quem foi entregue um desses cadernos puderam realizar as suas propostas no espaço urbano e os resultados obtidos superaram em grande medida o prognóstico inicial. Tudo isso justifica o interesse deste caso particular.