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ARTE E ARQUEOLOGIA COMO PROJETO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
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Metadados
Descrição
Este artigo procura apresentar uma estratégia de educação patrimonial envolvendo a arqueologia da Amazônia com a arte, partindo do procedimento comum na arqueologia que é o desenho técnico de artefatos como, cerâmica, material lítico e biológico. Iniciamos com uma introdução sobre a Amazônia pré-colonial e as pesquisas arqueológicas na área, principalmente as que envolvem educação patrimonial em comunidades nos espaços atingidos por escavações e intervenções de empreiteiras, seguimos com um relato de experiência no laboratório de arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, com desenhos técnicos de material cerâmico da cultura Konduri, da tradição inciso-ponteado, coletados no sítio PA-OR-125 Greig II, e discutimos estratégias pedagógicas envolvendo a prática do desenho, pintura e até modelagem como possíveis projetos educacionais em escolas de ensino básico. Entendemos que esta é uma estratégia válida, que propicia uma relação mais próxima com o patrimônio material e a conexão deste com o patrimônio imaterial na Amazônia brasileira, atingindo principalmente o objetivo educacional nacional de se trabalhar com culturas indígenas no ambiente escolar. Observamos que é possível extrapolar disciplinas como história e arte para o ensino de biologia, matemática e geografia, sendo uma estratégia completamente interdisciplinar que pode envolver muitas atividades escolares durante todo o ano letivo, estimulando o pensamento crítico e o fim de estereótipos em relação aos povos indígenas.
ISSN
2317-5516
Periódico
Autor
CASTRO, Luis Paulo dos Santos de
Data
9 de fevereiro de 2018
Formato
Idioma
Relação
https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/5183 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6156 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6157 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6158 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6159 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6160 | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847/6161
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516)
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 17 n. 2 (2017); 56-74 | 2317-5516 | 1518-6229
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion