Descrição
This article presents a Qualitative Systematic Review of Literature, in order to clarify what Virtual Reality Cinema (CRV) is, and the techniques used to guide the viewer's gaze. A total of 120 articles were returned in three databases (Scopus, Springer and IEEE) of which 34 articles made it possible to answer our questions. Therefore, we conclude that CRV can be defined as a new type of film that provides viewers with an immersive experience in a 360 degree universe and uses imagery and / or sound cues to guide the viewer during the narrative.||Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática Qualitativa da Literatura, com o objetivo de esclarecer o que é o Cinema de Realidade Virtual (CRV), e as técnicas utilizadas para conduzir o olhar do espectador. Um total de 120 artigos foram retornados em três bases de dados (Scopus, Springer e IEEE) dos quais 34 artigos possibilitaram responder nossas questões. Diante disso, concluímos que o CRV pode ser definido como um novo tipo de filme que fornece aos espectadores uma experiência imersiva em um universo de 360 graus e utiliza-se de pistas imagéticos e/ou sonoros para orientar o espectador durante a narrativa.