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Conceptual maps as methodology for meaningful learning with deaf students||Mapas conceituais como metodologia para aprendizagem significativa com alunos surdos
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Metadados
Descrição
This study aims to report a work with seven deaf students of the 4th year of a elementary school, with proposal for bilingual education, in a city in the western Paraná. Concept Maps were used in that school as a methodological approach, based on David Ausubel's Meaningful Learning Theory. In order to comply with the contents present in the school's Pedagogical Political Project, the main teacher, who works in an interdisciplinary way the subjects of Portuguese, Mathematics, History, Geography, Sciences and Religious Education, sought themes that could be generators of content learning. that should be explored in each subject. From the generative theme "Healthy Eating - Food Pyramid" set for the development of activities that encompassed more broadly selected content, began to organize activities and materials that would be used to facilitate the learning of the theme.In this study, Concept Maps proved to be an important methodological approach that contributes to Meaningful Learning and assisted deaf students in understanding concepts, especially the visual potential they offer.||Este trabalho tem por finalidade relatar um trabalho desenvolvido com sete alunos surdos do 4º ano de uma escola de Ensino Fundamental I, com proposta de educação bilíngue em uma cidade do Oeste do Paraná, na qual foram utilizados mapas conceituais como abordagem metodológica, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A fim de cumprir com os conteúdos presentes no Projeto Político Pedagógico da escola, a professora regente que ministra de forma interdisciplinar as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso, buscou pensar em temas que pudessem ser geradores da aprendizagem dos conteúdos que deveriam ser explorados em cada disciplina. A partir do tema gerador “Alimentação Saudável – Pirâmide Alimentar”, definido para o desenvolvimento das atividades que englobaram de forma mais ampla os conteúdos selecionados, organizou atividades e materiais a serem utilizados para facilitar a aprendizagem da temática. Verificou-se que os Mapas Conceituais se configuram como uma abordagem metodológica importante que contribui para a Aprendizagem Significativa e que auxiliaram os estudantes surdos na compreensão dos conceitos especialmente pelo potencial visual que oferecem.
ISSN
1984-3178
Periódico
Autor
Morás, Nadjanara Ana Basso | Langwinski, Luani Griggio | Kaminski, Marcia Regina
Data
17 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15238 | 10.5965/19843178172021e0002
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Nadjanara Ana Basso Morás, Luani Griggio Langwinski, Marcia Regina Kaminski | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 17 (2021): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0002 | 1984-3178 | 10.5965/19843178172021
Assuntos
Mapas conceituais; Ensino de Surdos; Aprendizagem Significativa; | Educação Inclusiva
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion