-
Texture experimentation:: the (de) construction of artistic experiences with children ||Experimentação de texturas:: o (des) construir das experiências artísticas com crianças
- Voltar
Metadados
Descrição
This essay demonstrates the search for ways to reflect and write about the artistic experience called Texture Experimentation. This experiment was carried out in 2014 with children from 2 to 5 years old in a private school. The practice, which has distinct moments in its elaboration, gains strength when it comes out of the astonishment before the Chaos and assumes that a chaotic perspective could express the child's ways of re-elaborating his artistic work. Concepts emerged from the Chaos Theory, such as self-organization, unpredictability, complexity and systems are points of analysis, of (de) construction and re-elaboration of this experience carried out within the school space. The text is organized in blocks of ideas and text boxes: blocks that expose the central ideas of the practical process and text boxes with thoughts that express the practical path of artistic creation in the form of quotes, reports, narratives and images. This is a try to write in a less linear, more fragmented and open to the interpretations of readers way, thus bringing chaotic splashes also to the form of the text.||Este texto demonstra a busca por encontrar modos de refletir e escrever sobre a experiência artística denominada Experimentação de Texturas. Essa experiência consiste em uma prática que foi realizada em 2014 com crianças de 2 a 5 anos de idade em uma escola da rede particular de ensino. A prática, que tem momentos distintos em sua elaboração, ganha força ao sair do espanto perante o Caos e assumir que uma perspectiva caótica pode expressar os modos de a criança reelaborar o seu fazer artístico. Conceitos emergidos da Teoria do Caos, como auto-organização, imprevisibilidade, complexidade e sistemas, são pontos de análise, de (des) construção e reelaboração dessa experiência realizada dentro do espaço escolar. O texto está organizado em blocos de ideias e caixas de textos: blocos que expõem as ideias centrais do processo prático e caixas de textos com pensamentos que expressam o percurso prático da criação artística na forma de citações, relatos, narrativas e imagens. Trata-se de um modo de elaborar uma escrita menos linear, mais fragmentada e aberta a interpretações das leitoras e leitores, trazendo, assim, respingos caóticos também para a forma textual.
ISSN
1808-3129
Periódico
Autor
Moreira, Adriana
Data
20 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17944 | 10.5965/1808312915252020e0016
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Adriana Moreira | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
DAPesquisa; v. 15 n. esp. (2020): Do tema aos modos, reflexões e invenções: pesquisa em artes e as escritas da pesquisa; 01-22 | 1808-3129
Assuntos
Artes cênicas e crianças | Escrita e arte | Textura (Arte) | Performing arts and children | Writing and art | Texture (Art)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion