-
Musics, Children and Education – Presentation||Apresentação: Músicas, crianças e educação: paradigmas de pesquisa, ação e formação
- Voltar
Metadados
Descrição
Presentation: Special Issue on Musics, Children and Education||Neste Dossiê apresentamos nove artigos que contemplam desde a educação musical de bebês, crianças e educadores da educação infantil, até crianças de 12 anos de idade. Dois consistem em traduções de artigos de personalidades internacionais no campo da pesquisa em educação musical, da França e da Itália. Os outros sete apresentam significativas contribuições inéditas de pesquisadoras brasileiras e de uma pesquisadora peruana. Os artigos apontam avanços em várias direções, consolidando alguns percursos de pesquisa e também abrindo novos caminhos e olhares teórico-metodológicos. As temáticas colorem um leque de modos de pensar a educação musical de, com e para crianças: os processos de composição e criação musical, o ensino de canções na educação infantil, os jogos de criação na aprendizagem de piano, a motivação para aprender violão, as concepções de ensino-aprendizagem entre crianças Guarani Mbya, a formação do senso de eu musical de bebês, as rodas poéticas e a documentação pedagógica na educação infantil, os processos de musicalização de crianças surdas, as interfaces da educação musical com a musicoterapia e a interação reflexiva de crianças em plataformas digitais para desenvolver a criatividade. O conjunto de textos apresentado certamente contribui com a área de educação musical, trazendo os estudos com e sobre crianças ao centro. Os trabalhos apontam diferentes contextos socioculturais, visões de mundo e de pesquisa que podem nos orientar em campos teóricos e práticos. Podemos perceber que ainda há muito trabalho a ser feito e temos muito a aprender sobre as crianças e suas relações com a música. Esperamos que esta publicação seja desafiante a ponto de desencadear a continuidade e o desenvolvimento de propostas de pesquisa, ação e formação que busquem compreender, respeitar e valorizar os pontos de vista, as experiências e as culturas das crianças, reconhecendo-as enquanto protagonistas de suas aprendizagens.
ISSN
2525-5304
Periódico
Autor
Beineke, Viviane
Data
19 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017004 | 10.5965/2525530402022017004
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 ORFEU
Fonte
Orfeu; v. 2 n. 2 (2017): Dossiê Músicas, Crianças e Educação; 004-012 | ORFEU; Vol. 2 No. 2 (2017): Special Issue on Musics, Children and Education; 004-012 | 2525-5304
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion