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Women in chemistry teaching: gender issues in the speech of IFRN teachers||Mulheres no ensino de Química: questões de gênero no discurso de professoras do IFRN
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Metadados
Descrição
This work is an excerpt from the master's dissertation entitled "Gender perceptions of teachers in the Chemistry Degree course at the Federal Institute of Rio Grande do Norte". We discuss the view of professors who work in the specific core of the Chemistry Degree course about gender issues that permeate society. The methodology adopted to collect the data was the semi-structured interview with five professors of the Chemistry Degree Course at IFRN with the aim of analysing their perceptions about gender issues in society. The collected qualitative data were analysed through the Textual Discourse Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2007, 2016). The results show that inequalities between genders are “perceptible” in everyday life, as not only the interviewees, but theinstitution where they work, are inserted in a reality and in a society marked by the division of sexes, the submission of one sex over another, while equity should prevail.||Esse trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “As percepções de gênero das docentes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte”. Discutimos a visão das docentes que atuam nas disciplinas do núcleo específico do curso de Licenciatura em Química sobre as questões de gênero que permeiam a sociedade. A metodologia adotada partiu de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do Curso de Licenciatura em Química do IFRN com o objetivo de analisar suas percepções acerca das questões de gênero na sociedade. Os dados qualitativos coletados foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007, 2016). Constatou-se que as desigualdades entre gêneros são “perceptíveis” no cotidiano, pois não só as entrevistadas, mas a instituição onde atuam, estão inseridas em uma realidade e em uma sociedade marcadas pela divisão dos sexos, a submissão de um sexo sobre outro, enquanto deveria prevalecer a equidade.
ISSN
1414-6312
Periódico
Autor
Torres Brilhante, Sebastiana Estefana | Ferreira Cavalcante, Ilane
Data
7 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/63366 | 10.5216/hr.v25i2.63366
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 História Revista
Fonte
História Revista; Vol. 25 No. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 331- 349 | História Revista; v. 25 n. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 331- 349 | 1984-4530 | 1414-6312
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion