Descrição
This paper focuses on Physical Education Teaching in public schools. In this qualitative study, we report observations of the teaching spaces in ten schools of the Teresópolis metropolitan area. We found serious limitations in the infrastructural conditions of these schools. The last section discusses these findings emphasizing the relationships between material dimensions and pedagogical practice in physical education.||El objetivo de este articulo es reflexionar sobre la Educación Física en las escuelas publicas, con la intención de analizar las condiciones materiales para la realización de actividades pedagógicas. Se trata de un estudio cualitativo en que fue observado el espacio físico de 10 escuelas en la ciudad de Teresópolis. Encontramos importantes limitaciones en las condiciones de infraestructura en las escuelas observadas. Nosotras indicamos algunas cuestiones relativas a la dimensión material y sus relaciones con la practica pedagógica en las aulas de Educación Física.||O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino da educação física nas escolas públicas, com intenção de analisar as condições materiais para a realização de atividades pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo em que foi observado o espaço físico de 10 escolas na cidade de Teresópolis. Encontramos importantes limitações nas condições de infra-estrutura nas escolas observadas. Nós indicamos algumas questões relativas à dimensão material e suas relações com a prática pedagógica nas aulas de educação física.