Descrição
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as influências e traços da retórica na gênese
das formas musicais. Parte-se do pressuposto de que, a partir do desenvolvimento de uma
música instrumental autônoma, emancipada da palavra, a herança retórica contribuiu para a
disposição formal do material sonoro, bem como para harmonizar coerentemente as relações
entre forma e conteúdo. O estudo propõe uma visão da retórica grega e latina contraposta à
abordagem tradicionalmente sistemática das formas musicais. Ambas são, então, relacionadas
por meio dos conceitos retórico-musicais, estabelecidos e codificados preponderantemente no
século XVIII, em consonância com a fundamentação aristotélica. Esta intersecção permite uma
reavaliação das práticas analíticas, enriquecendo-as a partir da introdução da metáfora da oração
e da função persuasiva que integram o processo composicional. Vislumbra-se, por tais procedimentos,
a reavaliação das possibilidades semânticas ocultas pela codificação sintática.
Palavras-chave: Música; Retórica; Formas musicais; Análise musical; Filosofia.