Descrição
O livro em tela tem como objetivo reunir artigos que abordaram questões referentes às relações entre música e sons e os seres humanos e não humanos, a partir das teorias perspectivistas e animistas.A introdução apresenta a questão paradigmática do perspectivismo ameríndio, teoria amplamente conhecida de Eduardo Viveiros de Castro, e o animismo de Philipe Descola, colocados transversalmente à questão da sonoridade. Para apresentar este paradigma, Matthias Lewy propõe o conceito de “sonorismo ameríndio”, cuja abrangência integra os sentidos da visão, da audição, da palavra, das artes cênicas e ritual, dentro da perspectiva ameríndia. Tais postulados dialogam com a antropologia dos sentidos, e encontram sua base nos trabalhos de Rafael Menezes Bastos e Steven Feld, bem como a noção de espaço sonoro, evidenciando a importância do som para as sociedades indígenas. Assim, os diversos artigos que aparecem neste livro dialogam com este prisma, em caminhos que apontam para o caráter comunicacional entre mundos; das relações entre humanos e não humanos; música e ritual; música e gênero, dentre outros temas.