Descrição
Em um contexto de fácil ingresso e agilidade na troca de informações, deseja-se o aperfeiçoamento de ferramentas do sistema usado por periódicos, viabilizando o livre acesso à produção científica, permitindo a disseminação do conhecimento de forma mais dinâmica. Sendo assim, o problema central desse artigo é gerado a partir de reflexões acerca de como o acesso inicial para o envio de trabalhos pode ser otimizado e operacionalizado em plataforma eletrônica. Nesse sentido, a pesquisa objetivou a inserção de um template (modelo de padronização dos artigos originais recebidos) para o recebimento de artigos enviados ao periódico Educação (UFSM) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Foi elaborado um template, que teve como propósito auxiliar a produção do texto pelos autores, padronizando o envio dos trabalhos. Após a implantação do template, foi utilizado como método de pesquisa, a aplicação de questionários junto aos autores e avaliadores ad hoc. O template implantado junto ao SEER, além de facilitar a interpretação das normas pelos autores, agilizou o processo editorial, uma vez que não será mais preciso retrabalhar os arquivos que chegam até o setor em diferentes formatações. Concluiu-se que a implantação do template foi eficaz para a revista, consolidando a gestão via portais institucionais, uma vez que não será mais necessário editorar os artigos na sua íntegra, fazendo com que os autores já digitalizem o seu artigo em campos específicos.