-
“LITERAR” WITH CHILDREN, TACKLING THE (UN)KNOWN||”LITERAR” CON INFANCIA FRENTE A LO (DES)CONOCIDO||Literar com a infância no enfrentamento do (des)conhecido
- Voltar
Metadados
Descrição
This project gathered former and current Pedagogy and Psychology students from UFG; students and professors of the Pedagogy course from IFG; teachers from the municipal education system; and other members interested in engaging in a collective incentive to read and tell children’s stories during the social isolation period derived from the Covid-19 pandemic. To “literar” (a neologism from Portuguese ‘Literatura’ = literature as a verb) is to create the new. It is reading with brand new eyes, presenting different perspectives on a subject to raise critical thinking. “Literar'' is a neologism: it is to regroup parts and to give a new identity to the whole. It is to stimulate reading from the action of reading itself. So, this extension action sought to foster literary activities for and with children, by disseminating books and children’s literature collections and storytelling videos (new and pre-existent), suggesting reading material and discussions that allow reflections on the (un)known.||Este proyecto reunió estudiantes y graduados en licenciados en Pedagogía y Psicología de la UFG, estudiantes y docentes de Pedagogía del IFG (Campus Goiânia Oeste), profesores de la red de educación municipal de Goiânia y otros interesados, en un esfuerzo colectivo para fomentar la lectura y el narración de cuentos para niños durante el período de aislamiento social resultante de la pandemia Covid-19. “Literar” es crear lo nuevo. Y leer con nuevos ojos, presentar diferentes perspectivas sobre un mismo tema y plantear una pregunta crítica al respecto. Literar es ser neologismo: reagrupar partes y dar una nueva identidad al todo. Es fomentar la lectura desde el acto mismo de leer. Así, esta acción de extensión tuvo como objetivo promover las actividades de literar para y con la infancia, con la difusión de libros y colecciones de literatura infantil y cuentos ya contados, con la producción de nuevos cuentos, lecturas sugeridas y propuestas de diálogos que permiten reflexionar sobre lo desconocido.||Este projeto reuniu alunos e egressos de licenciatura em Pedagogia e Psicologia da UFG, alunos e professores de licenciatura em Pedagogia do IFG (Campus Goiânia Oeste), professores da rede municipal de educação de Goiânia e outros interessados, num esforço coletivo de incentivo à leitura e à contação de histórias infantis durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Literar é criar o novo. É ler com novos olhos, é apresentar diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e levantar um questionamento crítico sobre aquilo. Literar é ser neologismo: reagrupar partes e dar nova identidade ao todo. É estimular a leitura a partir do próprio ato de ler. Assim, esta ação de extensão visou promover atividades de literar para e com a infância, com a divulgação de livros e acervos de literatura infantil e de histórias contadas já existentes, com a produção de novas contações de histórias, sugestão de leituras e propostas de diálogo que permitam reflexão sobre o (des)conhecido.
ISSN
2179-2925
Periódico
Autor
Santos, Soraya Vieira | Bastos, Rachel Benta Messias | Teixeira , Rosana Ferrari Pandim Lisboa
Data
15 de março de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66432 | 10.5216/revufg.v21.66432
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista UFG
Fonte
Revista UFG; Vol. 21 (2021): Revista UFG | Revista UFG; Vol. 21 (2021): Revista UFG | Revista UFG; v. 21 (2021): Revista UFG | 2179-2925 | 1677-9037
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion