-
SCHOOL JOURNAL AND SOCIAL COMMITMENT IN PANDEMIC TIMES: THE EXPERIENCE OF THE FOLHA CEFET PROJECT||PERIÓDICO ESCOLAR Y COMPROMISO SOCIAL EN TIEMPOS DE PANDEMIA: LA EXPERIENCIA DEL PROYECTO FOLHA CEFET ||Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET
- Voltar
Metadados
Descrição
Folha Cefet is a school newspaper that has worked for five years as an intercampi extension project of Cefet/RJ. In the present work, we discuss the elaboration of a special edition of Folha Cefet – entirely developed remotely – whose editorial line sought to contemplate the theme of facing the Covid-19 pandemic. In addition to reporting all the production stages of the edition, we present, in the results, the evaluation of the participating students about the material conveyed and the performance of the activities. We also emphasize that the participation of students in this literacy project enabled their insertion in practices mediated by reading and writing through a network of collaborative and collective actions. Finally, we highlight that Folha Cefet is not only a media vehicle built by students and other participants in the school community, but also a teaching-learning and training tool.||Folha Cefet es un periódico escolar que desde hace cinco años funciona como proyecto de extensión intercampi en Cefet/RJ. En el presente trabajo, discutimos la realización de una edición especial de Folha Cefet – desarrollada íntegramente de forma remota – cuya línea editorial buscaba contemplar el tema del enfrentamiento a la pandemia Covid-19. Además de reportar todas las etapas de producción de la edición, presentamos, en los resultados, la evaluación de los estudiantes participantes sobre el material transmitido y su desempeño en la realización de las actividades. Destacamos también que la participación de los estudiantes en este proyecto de alfabetización permitió su inserción en prácticas mediadas por la lectura y la escritura a través de una red de acciones colaborativas y colectivas. Finalmente, destacamos que Folha Cefet no es solo un vehículo mediático construido por estudiantes y otros participantes de la comunidad escolar, sino también una herramienta de enseñanza-aprendizaje y formación.||O Folha Cefet é um jornal escolar que há cinco anos funciona como um projeto de extensão intercampi do Cefet/RJ. No presente trabalho, discorremos a respeito da confecção de uma edição especial do Folha Cefet – integralmente desenvolvida de forma remota – cuja linha editorial buscou contemplar a temática do enfrentamento da pandemia da Covid-19. Além de relatarmos todas as etapas de produção da edição, apresentamos, nos resultados, a avaliação dos estudantes participantes acerca do material veiculado e da própria atuação na realização das atividades. Também enfatizamos que a participação dos alunos nesse projeto de letramento possibilitou a inserção dos mesmos em práticas mediadas pela leitura e pela escrita por meio de uma rede de ações colaborativas e coletivas. Por fim, destacamos que o Folha Cefet não é somente um veículo midiático construído por estudantes e outros participantes da comunidade escolar, mas também um instrumento de ensino-aprendizagem e formação.
ISSN
2179-2925
Periódico
Autor
Nora, Andreza Barboza | Araujo, Ana Letícia Couto
Data
7 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66644 | 10.5216/revufg.v20.66644
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista UFG
Fonte
Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; v. 20 (2020): Revista UFG | 2179-2925 | 1677-9037
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion