Descrição
Esta pesquisa está inserida em um projeto maior – Dilemas e Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na Formação de Professores (Dipied) –, desenvolvido
pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Inovação Educacional, Práticas Escolares e Formação de Professores (Inovaeduc), sediado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no
Centro de Educação (CE). Entre as temáticas que se propõe investigar, está a formação inicial de professores. Os sujeitos da pesquisa foram 33 professores atuantes em Escolas de Educação Básica (EEB) da cidade de Santa Maria-RS, do Sistema Escolar Público Estadual, que tiveram a experiência de acompanhar estagiários em suas salas de aula. Como instrumento para coleta das informações, foi utilizado um questionário estruturado com questões mistas. Neste trabalho, o objetivo é compreender como os estagiários são preparados para sua futura atuação profissional. Para isso, há questões norteadoras: quais inovações, em termos de prática docente, foram apresentadas pelos estagiários; quais delas os professores adotaram nas práticas realizadas na sala de aula; que atribuições são designadas ao Estágio Curricular Pré-Profisssional (ECPP) e o que as instituições envolvidas no estágio podem ou devem fazer para um desenvolvimento adequado do ECPP. A investigação demonstrou, por meio das respostas dadas pelos sujeitos, que as inovações nas práticas dos estagiários ainda são singelas, porém foram implementadas pelos professores. Os sujeitos consideram o momento da realização do ECPP muito importante para que o futuro professor conheça a realidade de sua profissão e salientam que há certo distanciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) e EEB, no decorrer da realização dos ECPP.