Descrição
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos cursos de licenciatura requer uma relação dialética entre teoria e prática que proporcione situações ao professor em formação inicial para que ele desenvolva competências para a compreensão da realidade escolar e a realização das atividades de ensino-aprendizagem de forma significativa e reflexiva. Nessa perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado II (ECSII) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem sido (re)pensado e (re)organizado para possibilitar uma formação baseada na pesquisa. Assim, o presente estudo consiste em um relato de experiência de discente da disciplina de ECSII do curso de Ciências Biológicas da
UFG, no período de agosto a dezembro de 2009. Em tal relato, inicialmente, dialogamos sobre o ECSII na formação inicial de docente, seu planejamento baseado na observação,
semidocência e docência. Em seguida, relatamos e discutimos o projeto de intervenção sobre relações de gênero e música, o qual foi realizado durante o ECSII. Por fim, o presente relato de experiência sugere que os ECSs para os cursos de licenciatura da UFG sejam planejados e executados baseando-se na pesquisa, tal como aconteceu com a experiência relatada, permitindo uma formação inicial dos professores de maneira significativa, reflexiva e participativa.