Descrição
O presente trabalho é fruto de reflexões e de pesquisa de campo sobre o Ensino Religioso na escola pública estadual em Goiás, especialmente na cidade de Aparecida de Goiânia. Ele
busca a compreensão sobre o direito à individualidade e à manifestação livre de opiniões no ethos escolar público e laico. São apresentadas as concepções teóricas, históricas e
fundamentais sobre a escola pública como espaço microssocial e, portanto, locus privilegiado de convivência, hospitalidade e diálogo. A questão da tolerância versus boa convivência, do fundamentalismo, do criacionismo e evolucionismo na escola também é abordada. Além disso, esta pesquisa apresenta um breve histórico nacional do Ensino Religioso e sua herança para o contexto pedagógico atual, bem como os princípios conceituais e legais que nortearam a sua implantação por meio da matriz de habilidades do Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Refere-se ainda à aplicabilidade dessa matriz na sala de aula. Os dados obtidos por meio de questionário respondido, entre outubro de 2008 e abril de 2009, pelas professoras que ministram o Ensino Religioso na cidade de Aparecida de Goiânia, possibilitaram traçar um perfil desse profissional, abrindo espaço também para atestar se o confronto entre a teoria e a prática confirma ou não a necessidade do Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais em Goiás.