Descrição
This article analyses the graphic novel U.S. Uncle Sam, by Steve Darnall and Alex Ross (1998), starting from the pop philosophy of McLaughlin (2005) and Goodenough, (2005) and the political philosophy of John Rawls (2000) and Robert Nozick (1991). First, the study focuses on the description of the work to then present the philosophical perspectives that function as analytical theoretical support. The theoretical foundation is based on authors such as: Eco (1993), Mix (1997), Eisner (1999), Moya (1994; 2003), McLaughlin (2005); Goodenough (2005), Vergueiro and Ramos (2009), among others. A reading from the philosophical ideas of Rawls (2000) and Nozick (1991) occurs through the interpretation of extracted themes of the comic book.Keywords: Comics, pop philosophy, political philosophy||Este artículo tiene el objetivo de analizar la miniserie en historietas U.S. Tio Sam, de Steve Darnall y Alex Ros (1998), a partir de la filosofía pop de McLaughlin (2005) y Goodenough (2005), de la filosofía política de Jhon Rawls (2000) y Robert Nozick (1991). En primer lugar, el estudio se centra en la descripción de la obra para, luego, presentar las perspectivas filosóficas que sirven de marco teórico analítico. La base teórica se fundamenta en autores como: Eco (1993), Mix (1997), Eisner (1999), Moya (1994; 2003), McLaughlin (2005); Goodenough (2005), Vergueiro y Ramos (2009) entre otros. La lectura filosófica de las ideas de Rawl (2000) y Nozic (1991) se produce a través de la interpretación de temas extraídos de las historietas.Palabras-clave: Historietas, filosofía pop, filosofía política|| O presente artigo tem por objetivo analisar a minissérie em quadrinhos U.S. Tio Sam, de Steve Darnall e Alex Ross (1998), a partir da filosofia pop de McLaughlin (2005) e Goodenough (2005), e da filosofia política de John Rawls (2000) e Robert Nozick (1991). Primeiramente, o estudo foca na descrição da obra para, em seguida, apresentar as perspectivas filosóficas que servem de aporte teórico analítico. A fundamentação teórica baseia-se em autores como: Eco (1993), Mix (1997), Eisner (1999), Moya (1994; 2003), McLaughlin (2005); Goodenough (2005), Vergueiro e Ramos (2009), dentre outros. A leitura filosófica a partir das ideias de Rawls (2000) e Nozick (1991) ocorre mediante a interpretação de temas extraídos da história em quadrinhos.Palavras-chave: Quadrinhos, filosofia pop, filosofia política