Descrição
O presente artigo constitui-se em um universo repleto de perguntas, desenhando-se a partir delas enquanto um exercício de escrita metarreflexiva, pela retomada das produções textuais constituídas pelo sujeito-autor em uma vivência. Desta forma, guiados pela pergunta “O que é isso que se mostra de formação do educador no campo da educação ambiental na experiência da escrita de textos reflexivos?” – foram analisados oito textos individuais produzidos por um dos autores deste artigo, a partir das reflexões sobre o estudo da hermenêutica e da educação ambiental construídas na processualidade dialógica em uma disciplina da pós-graduação. Sendo assim, a partir da leitura e análise das produções reflexivas foi possível perceber que alguns pontos de compreensão do processo de formação do educador no campo da educação ambiental se destacaram nos textos estudados, tais como: o encharcamento de coisas e o processo de interpretação de si-outro-mundo-texto; a percepção da denúncia/anúncio e da transformação como possibilidade; a leitura da historicidade e da linguagem; e o estranhamento/existência e a escuta/sentir.