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O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas
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Metadados
Descrição
O modo como definimos conceitos complexos, como o conceito de “aprender” ou de “bem-estar” tem implicações na vida das crianças. Neste artigo, partimos de uma perspetiva histórico-sócio-cultural para evidenciar alguns processos dialógicos de construção de significados, entre crianças pequenas e investigadores. Revisitando duas pesquisas de cariz etnográfico, com crianças entre três e seis anos realizadas em contextos de educação infantil, refletimos sobre algumas das condições que potenciaram a construção de significados acerca dos conceitos abstratos de “bem-estar” e de “aprender”. Identificámos como aspetos particularmente importantes: a compreensão pelas crianças dos objetivos e sentido da investigação e do valor do seu contributo; a utilização de instrumentos e linguagens em que as crianças sejam competentes; a possibilidade de construção partilhada em que grupo, em que as crianças coconstroem os significados; e, por último, a competência do investigador na construção de um diálogo facilitador da exploração dos significados. As condições potenciadoras são aqui discutidas e ilustradas com exemplos concretos dos estudos revisitadas de modo a que possam ser questionadas e/ou servirem de inspiração a outros investigadores interessados em compreender o pensamento das crianças pequenas sobre conceitos abstratos, complexos e multidimensionais.
ISSN
2525-426X
Autor
Folque, Maria Assunção | Vaz-Velho, Catarina
Data
11 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9021 | 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1191-1211 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1191-1211 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1191-1211 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion