-
Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho resulta da pesquisa com narrativas coletivas de professores que trabalham predominantemente em escolas rurais na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é compreender a política de ensino remoto e suas condições de realização no contexto rural. Tem como referência teórico-metodológica a pesquisa com narrativas e a compreensão de que o contexto da pandemia evidencia as desigualdades sociais no país, em particular nos territórios rurais. A precariedade de sinais de Internet/telefônicos no campo, condições das estradas, baixa densidade demográfica e condições socioeconômicas comprovam diferenças regionais e territoriais. As narrativas são construídas por oito professores colaboradores, mediante diálogo em grupo coletivo constituído na plataforma do WhatsApp. Duas questões são lançadas para provocar as narrativas: política local e a condições de trabalho dos professores no contexto do distanciamento social. As narrativas indicam a sobrecarga de trabalho de professor, sendo a maior parte atividade mecânica que esgota e deprime. Embora os professores estejam no centro do trabalho pedagógico remoto eles enfrentam perda de direitos e um discurso político-pedagógico que coloca a tecnologia educacional no centro do cenário, que secundariza o trabalho e o esforço empreendido por eles.
ISSN
2525-426X
Autor
de Souza, Maria Antônia | Pereira, Maria de Fátima Rodrigues | Fontana, Maria Iolanda
Data
29 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172 | 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 16 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1614-1631 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16
Assuntos
Educação | Pandemia | Narrativas | Professores | Escolas Rurais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion