-
Massimo Campigli’s Paintings at MAC USP: Amidst Archeology, Memory and Modernity||Pinturas de Massimo Campigli no MAC USP: Entre arqueologia, memória e modernidade||Pinturas de Massimo Campigli en MAC USP: Entre arqueología, memoria y modernidad
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo trata das seis pinturas do artista alemão naturalizado italiano Massimo Campigli, do acervo do MAC USP. Esse conjunto, ainda não analisado em profundidade pela historiografia da arte no Brasil, será discutido no contexto mais amplo de sua produçãoo artística. Para tanto, recuperamos aspectos da biografia de Campigli e de sua produção e indicamos como as obras chegaram ao acervo do antigo MAM-SP. Por fim, apresentamos a análise plástica e as considerações finais. Para tratar das telas, nos apoiamos em seus escritos autobiográficos, catálogos de exposições, textos críticos, além de informações fornecidas pelo Arquivo da Bienal de São Paulo e pelo Arquivo Campigli. Sobre a incorporação ao museu, nos valemos das pesquisas da professora Ana Gonçalves Magalhães.||Este artículo aborda las seis pinturas del artista alemán naturalizado italiano Massimo Campigli de la colección MAC USP. Discutiremos este conjunto aun no analizado en profundidad por la historiografía del arte brasileña en el contexto m.s amplio de su producción. Para ello, empleamos aspectos de la biografía de Campigli y de su producción que revelan cómo las obras llegaron a la colección del antiguo MAM-SP. Finalmente, presentamos un análisis plástico y las consideraciones finales. El marco teórico utilizado consistió en escritos autobiográficos, catálogos de exposiciones, textos críticos y informaciones del Archivo de la Bienal de São Paulo y del Archivo Campigli. Sobre la incorporación de las obras al museo, utilizamos la investigación de la profesora Ana Gonçalves Magalhães.||Our article discusses the six paintings by the German naturalized-Italian artist Massimo Campigli which belong to the MAC USP collection. This set, not yet analyzed in depth by the historiography of art in Brazil, will be discussed in the broader context of Campigli’s production. Therefore, we recovered Campigli’s biographical aspects and that of his production, and then indicated their path until they integrate the collection of the former MAM-SP. Finally, we present a plastic analysis and the final considerations. To discuss the paintings, we rely on autobiographical writings, exhibition catalogs, critical texts, and information provided by the São Paulo Biennial Archive and Campigli’s Archive. Regarding the incorporation into the museum, we counted on the research by Professor Ana Gonçalves Magalhães.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Rocco, Renata Dias Ferrareto Moura
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169729 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169729
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Renata Dias Ferrareto Moura Rocco | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 337-398 | ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 337-398 | ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 337-398 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
Massimo Campigli | Colección MAC USP | Arte moderno italiano | Ciccillo Matarazzo y Yolanda Penteado | Massimo Campigli | Collection of the Museum of Contemporary Art of University of São Paulo | Italian Modern Art | Ciccillo Matarazzo and Yolanda Penteado | Massimo Campigli | Acervo MAC USP | Arte moderna italiana | Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion