-
Modernidad y dematerialización en la obra tardía de Gustave Moreau||Modernidade e desmaterialização na obra tardia de Gustave Moreau||Modernity and Dematerialization in the Late Work of Gustave Moreau
- Voltar
Metadados
Descrição
In its final phase, the work of Gustave Moreau goes through a process of dematerialization, which is common to other artists of his generation. By analyzing Moreau’s painting and personal notes, this paper seeks to understand the artistic strategies and theoretical implications involved in this movement of idealizing the concept of “work of art”. This article discusses the symbolically charged use of techniques that result in paintings of unfinished aspect and the decentralization of the “work”, unfolded into multiple sketches and minor studies. Using the artist’s case as a starting point, it also seeks to contribute to a general perspective on key issues of modern painting.||Em sua fase final, a obra de Gustave Moreau passa por um processo de desmaterialização que é comum a outros artistas de sua geração. Por meio da análise da pintura e das anotações pessoais de Moreau, este artigo busca compreender as estratégias artísticas e as implicações teóricas envolvidas nesse movimento de idealização do conceito de “obra de arte”. São discutidos o uso simbolicamente carregado do inacabamento da pintura e a descentralização da “obra”, desdobrada em múltiplos estudos e trabalhos menores. Partindo do caso específico do artista, busca-se também contribuir para uma perspectiva geral sobre questões-chave da pintura moderna.||La fase final de la obra de Gustave Moreau pasa por un proceso de desmaterialización, común a otros artistas de su generación. Desde el análisis de su pintura y sus notas personales, este artículo intenta comprender las estrategias artísticas y las implicaciones teóricas involucradas en este movimiento de idealización del concepto de “obra de arte”. Se discute el uso simbólicamente cargado de pintura inacabada y la descentralización de la “obra”, que se desdobla en múltiples estudios y trabajos más pequeños. Con base en el caso específico del artista también se pretende contribuir a una perspectiva general sobre temas clave de la pintura moderna.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Vasconcellos, Mariana Garcia
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180960 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180960
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Mariana Garcia Vasconcellos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 306-336 | ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 306-336 | ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 306-336 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
Modern Art | Symbolism | Idealism | Arte moderno | Simbolismo | Idealismo | Arte moderna | Simbolismo | Idealismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion