Descrição
Esta comunicação tem o objetivo de apresentar um dos procedimentos atorais desenvolvidos pelo ator russo Michael Chekhov no que diz respeito ao “sentido da composição”. Escolhemos este principio, pois ele contém as linhas capitais de interação com o conceito de trágico cotidiano pesquisado e desenvolvido extensamente na nossa pesquisa de mestrado, a que se propõe uma análise associação, enquanto proposição criativa, para a elaboração de cena teatral configurada a partir da individualidade criativa do ator e da procura de uma teoria como provocação dramatúrgica. ||Esta comunicación tiene como objetivo presentar uno de los procedimientos actorales desarrollados por el actor ruso Michael Chekhov en lo que se refiere al “sentido de composición”. Escogemos este principio, ya que este contiene las líneas fundamentales de interacción con el concepto de trágico cotidiano investigado y desarrollado extensamente en nuestra investigación de Magíster, la que se propone un análisis asociación, como propuesta creativa, para la elaboración de escena teatral configurada a partir de la individualidad creativa del actor y de la búsqueda de una teoría como provocación dramatúrgica. ||Abstract: This paper aims to present one of the acting procedures developed by Russian actor Michael Chekhov in respect to the "sense of composition". We choose this principle, because it contains the fundamental lines of interaction with “tragic daily life” concept extensively researched and developed in our research of Masters, the proposed association analysis, and creative approach to making theater scene set from of the actor's creative individuality and finding a dramaturgical theory and provocation.