-
Criatividade e comunicação intercultural cênica||CREATIVITY AND SCENIC INTERCULTURAL COMMUNICATION||CREATIVIDAD Y COMUNICACIÓN INTERCULTURAL ESCÉNICA
- Voltar
Metadados
Descrição
The conceptual limitations concerning the African dance or, as I consider it, African-Brazilian are resulted from officially established epistemological hegemonic bases, which do not provide references that diffuse artistic diversity in its different aspects and contexts. In this experience, I delineate the path suggested by Corpo e ancestralidade, whose proposal indicates possibilities for research and creation in the performing arts and education, based on the relationship between art and the African-Brazilian tradition. In this conjuncture, I propose paths that intertwine study, teaching, and creative process, and, above all, I highlight new possibilities for the ancestral African teachings in the broader understanding of intercultural communication in contemporary times. ||Las limitaciones conceptuales del baile afro o como lo considero africano-brasileño son ocasionadas por las bases epistemológicas hegemónicas construidas oficialmente, las cuales no contribuyen con la difusión de la diversidad artística en sus distintos aspectos y contextos. En este contexto, sigo la discusión planteada en la tesis de doctorado Corpo e ancestralidade, cuya propuesta indica posibilidades de investigación, de creación en las artes escénicas y en la educación desde la relación entre arte y tradición africana-brasileña. En este sentido, propongo establecer relaciones entre estudio, enseñanza y proceso creativo, sobre todo de nuevas posibilidades para las enseñanzas ancestrales africanas desde los aportes más amplios de comunicación intercultural en la contemporaneidad.||As limitações conceituais acerca da dança afro ou, como a considero, africano-brasileira se devem às bases epistemológicas hegemônicas constituídas oficialmente, as quais não fornecem referenciais que difundam a diversidade artística em seus distintos aspectos e contextos. Nessa vivência, delineio a trilha concebida na tese de doutorado Corpo e ancestralidade – cuja proposta indica possibilidades de pesquisa e criação nas artes cênicas e na educação, a partir da relação entre a arte e a tradição africano-brasileira. Nessa conjunção, proponho trilhas que entrelaçam estudo, ensino e processo criativo, e, sobretudo, destaco novas possibilidades para os ensinamentos ancestrais africanos no entendimento mais amplo da comunicação intercultural na contemporaneidade.
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
Santos, Inaicyra Falcão dos
Data
7 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Aspas
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 7 No 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 6-19 | Revista Aspas; v. 7 n. 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 6-19 | Revista aSPAs; Vol. 7 Núm. 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 6-19 | 2238-3999
Assuntos
Arte | Dança | Educação | Memória. | Arte | Baile | Educación | Memoria. | Art | Dance | Education | Memory.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion