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Beyond the borders||Para além das fronteiras: patrimônio cultural, educação e territórios educativos
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Metadados
Descrição
As ações preservacionistas em sítios e bens urbanos geram impactos socioeconômicos, às vezes positivos, outras negativos. A distância entre os realizadores de restauros, revitalizações e requalificações e a vida cotidiana da qual os bens culturais fazem parte atinge sua materialidade, seus valores e, principalmente, suas dinâmicas sociais. A educação patrimonial, que tradicionalmente serve para mediar conflitos ou conscientizar o outro, será abordada nesse texto como uma ferramenta para o desenvolvimentode processos preservacionistas participativos. Para isso, o conceito de território educativo será destrinchado como um exercício reflexivo e criativo. Sob este viés, a educação abre-se como um campo de relações de ensino-aprendizagem, de trocas de experiências, informações e valores no qual as pessoas, vistas como seres incompletos, sempre tem o que ensinar e o que aprender. Dentro desse campo, as hierarquias de valor entre conhecimentos técnicos, acadêmicos e populares é rompido para criar situações em que as diversas sabedorias de um grupo de pessoas são somadas em prol de si mesmo. Todas as ciências que compõem um território são convocadas a contribuir em um processo de preservação patrimonial, ao mesmo tempo em que esse processo não estará apenas baseado na materialidade dos bens culturais, mas em toda a complexidade de vida, relações e valores que o compõem. Assim, o conceito de territórios educativos abre novas possibilidades às práticas e aos problemas dos processos preservacionistas, criando perspectivas cidadãs e democráticas para as instituições públicas de proteção ao patrimônio cultural.||The conservationist actions in urban sites and assets generate socioeconomic impacts, sometimes positive, and sometimes negative. The distance between the restoration, revitalization or requalification teams and the everyday life of the heritage sites have impacts on the materiality, values and, especially, on the social dynamics of the territory. Heritage education, which traditionally serves to mediate conflicts or to raise awareness, will be addressed in this article as an instrument for the development of participatory preservationist processes. To that end, the concept of educational territory will be unraveled as a reflective and creative exercise. Seen from this perspective, education becomes a relational field of teaching-learning processes, in which experience, information and values are exchanged and people, seen as incomplete beings, always have something to teach and to learn. Within this field, the hierarchies of value between technical, academic and popular knowledge are broken to create situations for the union of the diverse wisdoms of a group of people, for its own benefit. All the sciences that compose a territory are calledto contribute in the preservation process of a heritage, at the same time that this process is not only based on the materiality of heritage site, but in all the complexity of life, relationships and values contained in it. Thus, the concept of educational territory opens new possibilities to the problems and practices of preservation processes, creating citizen’s and democratic perspectives to public institutions for the protection of cultural heritage.
ISSN
1980-4466
Periódico
Autor
Siviero, Fernando Pascuotte
Data
30 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/159098 | 10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp111-132
Idioma
Fonte
Revista CPC; v. 14 n. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 111-132 | Revista CPC; Vol. 14 No. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 111-132 | Revista CPC; Vol. 14 Núm. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 111-132 | 1980-4466
Assuntos
Cultural heritage | Education | Citzenship education | Patrimônio cultural | Educação | Educação para cidadania
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares