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Education and heritage in Dona Yayá’s House: experiences of the Cultural Preservation Center at USPCenter||Educação e patrimônio na Casa de Dona Yayá: experiências do Centro de Preservação Cultural da USP
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Metadados
Descrição
This paper presents a panoramic view of the education action developed by Centro de Preservação Cultural — CPC (Cultural Preservation Center) at its headquarters, Casa de Dona Yayá (Dona Yayá´s House), a landmark listed by both municipal and state-level preservation institutions, located in São Paulo City downtown, in the region known as Bixiga. A culture and extension office within University of São Paulo, aimed at reflecting and acting upon the university’s cultural heritage, CPC is housed in the building known as “Dona Yayá’s House” since 2004. The place is site of memory related to gender and mental health issues due to being place of reclusion for around four decades of its most well-known denizen (Sebastiana Mello Freire, “Ms. Yayá”), as well as a physical testimony of the urbanization process of the region in which it is located. In order to reflect upon the educational, dialogical, and cultural action possibilities proper both to a heritage-related institution and a listed property carrying a series of layers of meaning and memory, a criticalitinerary of around 15 years of educational activities is presented. We discuss, based on such activities, the potentials, limits, challenges and contradictions of the education action in the context of heritage.||Este artigo apresenta um panorama da ação educativa desenvolvida pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) em sua sede na Casa de Dona Yayá, imóvel tombado em níveis estadual e municipal, localizado no centro do município de São Paulo, na região conhecida como Bixiga. Órgão de cultura e extensão universitária com foco na ação e reflexão sobre o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo, o CPC ocupa desde 2004 o imóvel conhecido como “Casa de Dona Yayá”, lugar de memória de questões degênero e saúde mental em função da reclusão vivida por sua mais célebre habitante (Sebastiana Mello Freire, a “Dona Yayá”) durante um período de quatro décadas, bem como testemunho material do processo de urbanização da região em que se encontra. A fim de refletir sobre as possibilidades educativas, dialógicas e de ação cultural próprias tanto de uma instituição voltada à extensão no campo do patrimônio como de um bem patrimonializado marcado pelo acúmulo de diversas camadas de significado e de memória, é apresentado um itinerário crítico das atividades educativas promovidas ao longo de cerca de 15 anos nesse contexto. Discutem-se, tendo por base tais atividades, as potencialidades, limites, desafios e contradições da ação educativa no contexto patrimonial.
ISSN
1980-4466
Periódico
Autor
Fernandes, Gabriel de Andrade
Data
30 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/160750 | 10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp300-324
Idioma
Fonte
Revista CPC; v. 14 n. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 300-324 | Revista CPC; Vol. 14 No. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 300-324 | Revista CPC; Vol. 14 Núm. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 300-324 | 1980-4466
Assuntos
Heritage education. | University extension program | Material culture | Educação patrimonial. | Extensão universitária. | Cultura material
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares