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The stage and the road: the place of performance in “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores” by Ariano Suassuna||O Palco e a Estrada: o lugar da performance no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, de Ariano Suassuna
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Metadados
Descrição
Ariano Suassuna (1927-2014) spent the last 30 years of his life working on the book he referred to as all of his work’s “synthesis”. Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores (The novel of Dom Pantero at the sinners’ stage) was published on December 2017, after the author’s death. One of the factors that may have helped to delay the process of writing it was the search for the right format that allowed the achievement of the wanted synthesis. This paper aims to investigate the importance of performance as the solution for Suassuna’s synthesis project using as sources the works of authors such as Azevedo (2007), Klinger (2008), Newton Junior (2017), Ravetti (2002), and Zumthor (2014). We begin by unveiling the mask of Dom Pantero, the heteronyms present on the book and Suassuna’s ‘ilumiara’. Then we contextualize the development of his aulas-espetáculo (show classes) which were performances in which he used to merge two performatic figures: the clown and the teacher. The importance of story-telling in Suassuna’s region and also the presence of performance at the printed book of Romance de Dom Pantero will then be approached.
||Ariano Suassuna (1927-2014) passou os últimos 30 anos de sua vida trabalhando no livro que chamava de “síntese” de toda a sua obra. O Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores só veio a ser publicado postumamente em dezembro de 2017. Especula-se que um dos fatores que tornou longo o processo de escrita foi a busca pelo formato que permitisse a síntese almejada. Baseando-se em textos de autores como Azevedo (2007), Klinger (2008), Newton Junior (2017), Ravetti (2002), e Zumthor (2014), este trabalho investiga a importância da performance como solução para o projeto de síntese buscado por Suassuna em seu romance. Iniciamos por desvendar a figura do Dom Pantero, os heterônimos presentes no romance e o projeto da "ilumiara" de Suassuna para, em seguida, contextualizar o desenvolvimento de suas aulas-espetáculo, apresentações em que se fundiam duas de suas figuras performáticas: o palhaço e o professor. A importância do contar sertanejo e também a performance no objeto livro do Romance de Dom Pantero são em seguida abordadas.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Simões, Ester Suassuna
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/172808 | 10.11606/issn.1984-1124.i28p379-397
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ester Suassuna Simões | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 28 (2020): Literatura como encontro; 379-397 | Revista Criação & Crítica; No. 28 (2020): Literatura como encontro; 379-397 | Revista Criação & Crítica; Núm. 28 (2020): Literatura como encontro; 379-397 | Revista Criação & Crítica; No 28 (2020): Literatura como encontro; 379-397 | 1984-1124
Assuntos
Ariano Suassuna | Dom Pantero | Show-classes | Performance | Ariano Suassuna | Dom Pantero | Aulas-espetáculo | Performance
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares