-
Temporality and social values in “Geni e o Zepelim” by Chico Buarque||O tempo, o valor e a prostituta: reflexões sobre “Geni e o Zepelim” de Chico Buarque
- Voltar
Metadados
Descrição
This article proposes a reflection about the construction of the time, the value and the prostitute in the song “Geni e o Zepelim” by Chico Buarque. From the analysis of the discursive level of the text, it is possible to recognize that there is a play between the different voices of the actors of the enunciate, namely, the narrator, the city, the zeppelin officer, and Geni, as well as a change in the use of the enuncive and enunciative temporal systems. In the narrative level occurs a double manipulation of the officer and the city towards Geni, who is forced to sleep with the commander in order to avoid the announced bombing. Even after completing the performance that had been assigned to her, the lady receives a negative sanction from the city. The end result of the sequence of narrative programs is Geni’s reification. Finally, from the point of view of the tensive structures, the discourse is organized in terms of continuity and discontinuity. On the one hand, the zeppelin officer’s arrival can be interpreted as an event, on the other hand, the habitual prostitution of Geni is characterized as an exercise. In general, “Geni e o Zepelim” demonstrates that the figurative and thematic role of the prostitute is invested with a negative or positive axiological configuration as a function of time and social interests at stake.||Este artigo propõe uma reflexão sobre a construção do tempo, do valor e da prostituta na canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque. A partir da análise do nível discursivo do texto, é possível perceber que há um jogo entre as diferentes vozes dos atores do enunciado, a saber, o narrador, a cidade, o comandante do zepelim e Geni, bem como uma mudança no uso dos sistemas temporais enunciativo e enuncivo. No nível narrativo ocorre uma dupla manipulação do comandante e da cidade em relação à Geni, que é obrigada a se deitar com o oficial para evitar o bombardeio anunciado. Mesmo após ter cumprido a performance que lhe tinha sido designada, a moça recebe uma sanção negativa da cidade. O resultado final da sequência de programas narrativos é a reificação de Geni. Por fim, do ponto de vista de suas estruturas tensivas, o discurso se organiza em termos de continuidade e descontinuidade. Por um lado, a chegada do comandante do zepelim pode ser interpretada como um acontecimento, por outro lado, a prostituição habitual de Geni se caracteriza como um exercício. Em geral, “Geni e o Zepelim” demonstra que o papel temático-figurativo da prostituta se investe de uma configuração axiológica positiva ou negativa em função do tempo e dos interesses sociais em jogo.
ISSN
1980-4016
Periódico
Autor
Araujo, Murillo Clementino de
Data
24 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/150525 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.150525
Idioma
Fonte
Estudos Semióticos; v. 14 n. 2 (2018); 87-98 | Estudos Semióticos; Vol. 14 No. 2 (2018); 87-98 | Estudos Semióticos; V. 14 N. 2 (2018); 87-98 | Estudos Semióticos; Vol. 14 Núm. 2 (2018); 87-98 | Estudos Semióticos; Bd. 14 Nr. 2 (2018); 87-98 | Estudos Semióticos; Vol. 14 No 2 (2018); 87-98 | 1980-4016
Assuntos
Time | Value | Prostitute | Sexuality | Chico Buarque | Tempo | Valor | Prostituta | Gênero | Chico Buarque
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion