Descrição
O presente artigo se vale da análise de uma oficina de música oferecida a crianças com autismo, destinada a discutir o uso do registro audiovisual. Primeiramente, os procedimentos empregados nas sessões e a metodologia de registro e análise são detalhados. Em seguida, a análise de um segmento registrado é apresentada, ilustrando os resultados gerais da pesquisa. Questões relativas às dimensões terapêuticas da música são enfatizadas, junto com uma discussão sobre a relação entre música e subjetividade, destacando as contribuições dadas pela etnomusicologia. Por fim, considerações são tecidas sobre o uso do registro audiovisual e as metodologias de análise, além das principais conclusões obtidas.||This article uses the analysis of a music group for children with autism to discuss the use of audiovisual record. First, the procedures employed in the sessions, as well as the registration and analysis methodology, are detailed. Next, the analysis of a recorded segment is presented, illustrating the general results of the research. Questions regarding the therapeutic dimensions of music are emphasized, along with a discussion about the relationship between music and subjectivity, highlighting the contributions of ethnomusicology. Finally, considerations are made on the use of the audiovisual record and methodologies of analysis, in addition to the main conclusions obtained.