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La comprensione orale in softwares didatitici di lingua italiana come lingua straniera: valutazione e design di attività||A Oral comprehension in teaching Softwares in italian FL: Evaluation and Activity Design||A compreensão oral em softwares didáticos de língua italiana como língua estrangeira: avaliação e design de atividades
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Metadados
Descrição
This paper presents partial results of a research which has evaluated self-learning software programs of Italian as a foreign language, focusing on the evaluation of the techniques available for teaching listening skills (LS). It analyzes whether the programs which comprise the corpus provide learners with effective means to learn the Italian language for face-to-face interactions. The LS skill was chosen because it is a sine qua non condition for success in such interactions. The ad hoc evaluation tool was a checklist whose items address characteristics considered essential for didactic materials developed for teaching LS. The results presented entail the issue of the organization of the listening instructional pathways during the phases of pre-listening, listening and post-listening. It concludes that only one out of the programs that comprise the corpus organizes its instructional pathways of teaching of LS based on activities of pre-listening, listening and post-listening.||Viene presentata in quest’articolo una parte dei risultati di una ricerca il cui obiettivo è stato valutare alcuni software per l’autoapprendimento dell’italiano come lingua straniera, concentrandosi sulla valutazione delle tecniche messe a disposizione per l’insegnamento della comprensione orale (CO). In generale, si è analizzato se i software che compongono il corpus offrono strumenti che, con il loro aiuto, possono permettere all’apprendente di imparare la lingua italiana per la comunicazione in interazioni faccia a faccia. Si è scelta l’abilità di CO visto che si tratta di una condizione indispensabile per il successo in interazioni di questa natura. Si è adottato come strumento di valutazione una lista de controllo composta da voci che si riferiscono alle caratteristiche considerate essenziali in materiali didattici sviluppati per l’insegnamento della CO. Vengono presentati i risultati che riguardano la questione dell’organizzazione dei percorsi didattici della CO nelle fasi di preascolto, ascolto e post- ascolto e si è concluso che, tra i software che compongono il corpus, solo uno organizza i suoi percorsi didattici di CO in attività disposte a seconda di queste fasi.||Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar softwares de autoaprendizagem do italiano como língua estrangeira, tendo por foco de avaliação as técnicas disponibilizadas para o ensino da compreensão oral (CO). Em linhas gerais, analisa-se se os softwares que compõem o corpus oferecem meios para que, com o seu auxílio, o aprendiz consiga aprender a língua italiana para comunicação em interações face a face. Opta-se pela habilidade de CO por esta ser condição indispensável para o sucesso em interações dessa natureza. Adotase, como instrumento de avaliação, uma lista de checagem cujos itens apontam para características consideradas essenciais em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino de CO. Apresentam-se os resultados que abrangem a questão da organização dos percursos didáticos de CO nas fases de pré-escuta, escuta e pósescuta, e conclui-se que, dentre os softwares que compõem o corpus, apenas um organiza seus percursos didáticos de CO em atividades dispostas segundo cada uma dessas etapas
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Souza, Rômulo Francisco de
Data
27 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/116191 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i30p32-60
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista de Italianística | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 30 (2015); 32-60 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Compreensão oral | Língua italiana | Software didático | Avaliação | Design | Listening skill | Italian language | Teaching software | Evaluation | Design | Comprensione orale | Lingua italiana | Software didattico | Valutazione | Design
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion