Descrição
The aim of this paper is to present the experience that culminated in a mapping of the Centros de Estudos de Línguas (CEL - Language Study Center) of the State of São Paulo, in order to collect current data on this context, especially with regard to the situation of the Italian language and to the teaching problems. Therefore, we start from general data on the CEL and the project “Italianando a San Paolo”, performed in one of host schools of the city of São Paulo, and then address the procedures for data collecting and mapping. The data analysis shows, on the one hand, that the reality of the teaching of the Italian Language in the public context seems to have come to a pretty bleak plateau; on the other, points to the importance of conducting a survey like this, which made it possible to open a dialogue between the main institutions related to the teaching of Italian in Brazil and whose developments culminated in proposals for actions already prepared together and implemented, that can contribute both in improving teaching and learning conditions in CEL and to the Italian studies, because we are dealing with unpublished data in this research field.||Lo scopo di questo articolo è quello di presentare il percorso che è culminato in una mappatura dei Centros de Estudos de Línguas (CEL) dello Stato di San Paolo al fine di raccogliere dati attuali d questo contesto, soprattutto per quanto riguarda la situazione della lingua italiana e i problemi di insegnamento ad essa legati. Partendo dai dati generali sul CEL e sul progetto “Italianando a San Paolo”, realizzato in una delle scuole ospitanti della capitale, si passa poi alle procedure di raccolta e all'analisi dei dati ottenuti nella mappatura. L’analisi dei dati mostra, da un lato, che la realtà dell'insegnamento dell’italiano nel contesto pubblico sembra aver raggiunto un livello desolante; dall'altro, sottolinea l'importanza di condurre un sondaggio come questo, che ha consentito di aprire un dialogo tra le principali istituzioni legate all’insegnamento dell’italiano in Brasile e i cui risultati hanno portato proposte di azione già in atto, elaborate a partire dalla collaborazione delle citate istituzioni, che possono contribuire sia a migliorare le condizioni dell'insegnamento nei CEL che agli studi nel campo dell'italianistica, visto che si tratta di dati ancora inediti in questo campo di ricerca.||O objetivo deste artigo é apresentar o percurso que culminou na realização de um mapeamento dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo com vistas a colher dados atuais sobre esse contexto, principalmente no que diz respeito à situação da língua italiana e aos problemas de ensino. Para isso, partimos de dados gerais sobre o CEL e sobre o projeto “Italianando a San Paolo”, que realizamos em uma das escolas-sede da capital, para depois tratar dos procedimentos de coleta e dos dados obtidos no mapeamento. A análise desses dados mostra, de um lado, que a realidade do ensino de italiano no contexto público parece ter chegado a um patamar desolador; de outro, aponta para a importância da realização de um levantamento como este, que possibilitou encetar um diálogo entre as principais instituições relacionadas ao ensino de italiano no Brasil e cujos desdobramentos trouxeram propostas de ações elaboradas em conjunto já postas em prática, que podem ajudar tanto na melhoria das condições de ensino-aprendizagem nos CEL quanto contribuir com os estudos da área de Italianísticas, pelo fato de estarmos lidando com dados ainda inéditos neste campo de pesquisa.