-
Em direção a um professor com autoridade: razões e modalidades||Towards the authoritative teacher: reasons and modalities||Verso l’insegnante autorevole: ragioni e modalità
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo pretende lançar luz sobre algumas práticas que permitem ao professor expressar melhor as potencialidades de cada aluno. Após a apresentação de algumas possíveis causas que levam certos alunos a comportar-se de forma pouco edificante, o trabalho segue com uma exposição das razões que deveriam incentivar os professores a preferir um estilo educativo autorizante, a um estilo autoritário, permissivo e mesmo democrático, e uma definição de professor amoroso. O artigo traz, ainda, considerações sobre a técnica do convencimento racional, sobre o ambiente de aprendizagem, sobre a figura do estudante-pesquisador e sobre o sistema de recompensase punições, a ser substituído preferencialmente pelo sistema de consequências. Foram inseridas no trabalho, várias vezes, sugestões que provêm das neurociências. Em particular, reflete-se sobre a atenção que o professor deveria reservar à amídala dos alunos, uma vez que desempenha um papel importante nas emoções: uma consideração inadequada poderia induzir o aluno até a recusar-se a aprender com um determinado professor. Abordou-se, ainda, o discurso da peculiaridade do cérebro do adolescente, válido também, como no caso do escritor, quando se trata de estudantes universitários, porque, biologicamente, o cérebro, mesmo naquela idade, ainda não está maduro.||Il presente contributo vuol fare luce su alcune pratiche che permettano all’insegnante di far esprimere al meglio le potenzialità di ogni singolo studente. Dopo la presentazione di alcune possibili cause che spingono certi studenti a comportarsi in modo poco edificante, seguono un’esposizione delle ragioni che dovrebbero spingere i docenti a preferire uno stile educativo autorevole a uno autoritario, permissivo e perfino democratico, e una definizione di insegnante amorevole. Lo scritto raccoglie, inoltre, considerazioni sulla tecnica del convincimento razionale, l’ambiente di apprendimento, la figura dello studente ricercatore e il sistema dei premi e dei castighi, da sostituire auspicabilmente con il sistema delle conseguenze. Nel lavoro più volte sono stati inseriti suggerimenti che provengono dalle neuroscienze. In particolare, si ragiona sull’attenzione che il docente dovrebbe riservare all’amigdala degli allievi, dal momento che riveste un ruolo importante nelle emozioni: un’inadeguata considerazione potrebbe perfino indurre lo studente a rifiutarsi di imparare con un determinato insegnante. È stato affrontato anche il discorso della peculiarità del cervello dell’adolescente, valido anche, come nel caso dello scrivente, se si ha a che fare con studenti universitari perché biologicamente il cervello, anche alla loro età, non è ancora maturo.||This paper aims to shed light on some practices that can help teachers enable every student to reach his or her full potential. After a review of some possible reasons why some students behave in a non-edifying way, an exposition of the reasons why teachers should prefer an authoritative educational style to an authoritarian, permissive, and even democratic one and a definition of loving teacher follow. The paper also contains a consideration of the rational persuasion technique, the learning environment, the figure of the research student, and the reward and punishment system, which should, ideally, be replaced with a consequences system. In this paper, numerous suggestions from neuroscience have also been added. In particular, we discuss the care teachers should reserve for the students’ amygdala, since it plays an important role in students’ emotions. Inadequate consideration of this aspect of students’ physiology could lead students to refuse to learn with a particular teacher. The issue of the peculiarity of the adolescent brain is also addressed. This is even valid if, as in the case of the writer, one is dealing with university students, because, biologically speaking, their brains, even at their age, are not yet mature.
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Diodato, Francesco
Data
28 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/153273 | 10.11606/issn.2238-8281.i36p96-110
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Revista de Italianística; n. 36 (2018); 96-110 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Insegnante autorevole | Neuroscienze | Adolescenti | Insegnante amorevole | Ambiente di apprendimento | Studente ricercatore | Premi e castighi | Professor autorizante | Neurociências | Adolescentes | Professor amoroso | Ambiente de aprendizagem | Aluno-pesquisador | Recompensas e punições | Authoritative teacher | Neuroscience | Adolescents | Loving teacher | Learning environment | Researcher student | Rewards and punishments
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion