Descrição
O cineasta Sergei Eisenstein desenvolve os conceitos de montagem e de unspoken hints em sua coletânea de textos “Laocöon”, conceitos esses que vão além do campo cinematográfico. A teoria de Eisenstein potencializa a leitura de obras literárias, em seu sentido amplo, mas parece particularmente significativa quando tratamos de obras com suporte ou recurso gráfico para a composição diegética, como as histórias em quadrinhos e, especialmente, as novelas gráficas. O presente artigo dispõe dessa teoria para uma proposta de leitura de novelas gráficas, tratando, mais especificamente, da obra “A Travessia”, de Camila Torrano.||Filmmaker Sergei Eisenstein develops concepts that go beyond the film field in his collection of texts “Laocöon”: the concepts of montage and unspoken hints. Eisenstein's theory potentiates the reading of literary works in its broad sense, but it seems particularly significant when we deal with works with graphic support for its diegetic composition, such as comic books and, especially, graphic novels. This article makes use of this theory to propose a reading of graphic novels, dealing more specifically with the work "A Travessia", by Camila Torrano.||El cineasta Sergei Eisenstein desarolla los conceptos de montaje y de unspoken hints en su coletánea de textos “Laocöon”, tales conceptos extrapolan el campo cinematográfico. La teoría de Eisenstein potencializa la lectura de obras literarias, en sentido amplio, y parece particularmente significativa cuando tratamos de obras con soporte o recurso gráfico para la constituición diegética, como las historietas y, en especial, las novelas gráficas. El presente artículo se utiliza de esa teoría para una propuesta de lectura de novelas gráficas, y trata, de modo más específico, de la obra “A Travessia”, de Camila Torrano.