Descrição
Neste trabalho busca-se entender o tratamento dado por Villa-Lobos às melodias do cancioneiro infantil utilizadas nas Cirandas Terezinha de Jesus, Xô xô passarinho e Fui no Tororó, através análises entonacionais das melodias homônimas arranjadas no Guia Prático e também das próprias Cirandas. Essas análises são fundamentadas nos conceitos do musicólogo russo B. Asafiev e permitiram entender o universo cultural e histórico relacionado a essas três peças, que integram o conjunto de 16 Cirandas, obra importante no repertório para piano do século XX||This work investigates the Villa-Lobos’ treatment to the melodies used in Cirandas Terezinha de Jesus, Xô xô passarinho and Fui no Tororó, through intonational analyzes of the homonymous melodies arranged in the Guia Prático and also by the analyzes of the Cirandas themselves. These analyzes are based on the concepts of Russian musicologist B. Asafiev and allowed to understand the cultural and historical universe related to these three pieces, which are part of the 16 Cirandas, important work for piano of the twentieth century.