-
Fairy tales in early childhood education: preparing teachers to train readers||Contos de fadas na educação infantil: preparando professores para formar leitores
- Voltar
Metadados
Descrição
The article aims to disseminate an extension project developed by students of the Pedagogy course at the Faculty of Higher Education of Linhares (Faceli), in the public schools of Early Childhood Education of the municipality that qualifies an institution that is part of. The material of this work allows a reflection on the importance of the basic education teacher training as a reader trainer, since the use of literature makes it urgent in teaching practice. The importance of the project is due to the fairy tale genre, when applied efficiently, it is an instrument capable of creating opportunities for the child's interaction with the universe of imagination and also improving even more the critical development of teaching in training. In this context, the article seeks to demonstrate the importance of the project developed by the institution of higher education, proven by the practice of students, which can use and stimulate children for literary knowledge, which occurs not only in the middle of books, but also by immersion in literary spaces, which occurs, in this case, through reading projects such as the one described here.||O artigo objetiva-se a divulgar um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), em escolas públicas de Educação Infantil do município do qual a instituição faz parte. O material deste trabalho possibilita uma reflexão sobre a importância da formação do professor de Educação Básica como formador de leitores, uma vez que o uso da literatura faz-se urgente na prática docente. A importância do projeto dá-se devido ao gênero Conto de Fadas, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar a interação da criança com o universo da imaginação e também aprimorar ainda mais o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca demonstrar a importância do projeto desenvolvido pela instituição de Ensino Superior ao comprovar que pela prática dos alunos envolvidos há possibilidade de estimular e incentivar as crianças para o conhecimento literário, que não ocorre só por meio de livros, mas também pela imersão em espaços literários, o que ocorre, no caso, por meio de projetos de leitura como o que aqui será descrito.
ISSN
2316-9826
Periódico
Autor
Leonardeli, Poliana Bernabe | Piol, Andréa Scopel
Data
8 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167219 | 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167219
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Poliana Bernabe Leonardeli, Andréa Scopel Piol | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Literartes; Vol. 1 Núm. 12 (2020): Contos de fadas: releituras da tradição em abordagens plurais; 144-163 | Literartes; v. 1 n. 12 (2020): Contos de fadas: releituras da tradição em abordagens plurais; 144-163 | 2316-9826
Assuntos
children's literature | teaching | fairy tale | extension project | literatura infantil | ensino | contos de fadas | projeto de extensão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion