-
A “contação de histórias” como aliada na formação leitora das crianças||A Storytelling as an ally in children’s reading training
- Voltar
Metadados
Descrição
O relato de experiência sobre o vivido tem o objetivo de ampliar as possibilidades de reflexão sobre a formação leitora das nossas crianças, tendo por aliada a “contação de histórias” de uma forma prazerosa, lúdica e significativa. Os aportes teóricos utilizados para embasar o trabalho são Abromovich (1991, 1993, 1997, 2004), Larrosa (2002), Josso (2004, 2010), Melo (2009), Freire (1996), Nóvoa (1992), Bolívar (2002), Busato (2003, 2011), Rodrigues (2005). O relato apresenta o diálogo realizado no 8º Seminário Fala outra Escola, “Re-existir nas pluralidades do cotidiano”, organizado pelo GEPEC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, da UNICAMP, no ano de 2017. As contribuições sobre a temática são significativas, pois percebe a importância de desenvolver um trabalho interativo que estimula a curiosidade e pode desenvolver o hábito da leitura.||The experience report on the lived has the objective of expanding the possibilities of reflection on the reading formation of our children, having as an ally the “storytelling” in a pleasant, ludic and meaningful way. The theoretical contributions used to support the work are Abromovich (1991, 1993, 1997, 2004), Larrosa (2002), Josso (2004, 2010), Melo (2009), Freire (1996), Nóvoa (1992), Bolívar (2002 ), Busato (2003, 2011), Rodrigues (2005). The report presents the dialogue held at the 8th Seminar Fala another School, “Re-existing in the pluralities of everyday life”, organized by GEPEC, Group of Studies and Research in Continuing Education, at UNICAMP, in 2017. The contributions on the theme are significant, as he realizes the importance of developing an interactive work that stimulates curiosity and can develop the reading habit.
ISSN
2316-9826
Periódico
Autor
Monegatto, Elisangela Cristina | Nakayama, Bárbara Cristina Sicardi
Data
30 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/172644 | 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.172644
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Bárbara Cristina Sicardi Nakayama, Elisangela Cristina Monegatto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Literartes; Vol. 1 Núm. 13 (2020): Projetos de leitura e formação de leitores; 150-167 | Literartes; v. 1 n. 13 (2020): Projetos de leitura e formação de leitores; 150-167 | 2316-9826
Assuntos
storytelling | playfulness | fruition | reading training | contação de história | ludicidade | fruição | formação leitora
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion