-
O esquema genealógico e o mal-estar na história||The genealogical scheme and discontentment in History
- Voltar
Metadados
Descrição
Este ensaio questiona a tendência “genealógica” hoje estabelecida nos discursos sobre arte brasileira, no campo do “sistema de autores”, cujas raízes datam de meados dos anos 1970, e propõe a retomada da análise e da reflexão históricas. Discute a transição da abstração geométrica no pós-1964, eclipsada pela entronização do neoconcretismo como pedra angular da arte brasileira contemporânea, nas leituras “genealógicas”. Na contramão das últimas e apoiado em argumentos de Oiticica e Pedrosa, a tese do ensaio é a de que a formação do sistema visual brasileiro, configurado em torno da abstração geométrica, nos anos 1950, consolida-se na superação dialética da abstração geométrica pelas proposições críticas e experimentais que a sucedem. A crônica da resistência da arte brasileira, da ditadura militar ao neoliberalismo, segue o fio da análise da forma objetiva (A. Candido) de obras de Oiticica e Antonio Dias, esta última até o ano 2000.||The essay questions the “genealogical” tendency established nowadays in the speeches on the Brazilian art in the field of the “authors´ system”, which roots date from middles of the 70ies, and proposes the recovering of the historical analysis and reflection. It debates the transition of the geometricalabstraction after 1964, eclipsed by the empowerment of the neoconcret movement as the ground of the Brazilian contemporary art, according to “genealogical interpretations”. On the contrary of these and based on Oiticica and Pedrosa´s arguments, the essay´s thesis is that the formation of the Brazilian visual system, shaped around the geometricalabstraction during the 50ies, is consolidated in the dialectic overcoming of the geometrical abstraction by the critical and experimental propositions that succeed it. The chronicle of the resistance of the Brazilian art, coming from the military dictatorship to the neoliberals years, follows the thread of the analysis of the objective form (Antonio Candido) of Oiticica and Antonio Dias´ works, the last one up to the 2000 year.
ISSN
1413-2982
Periódico
Autor
Martins, Luiz Renato
Data
29 de junho de 2010
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/64091 | 10.11606/issn.2237-1184.v0i13p186-211
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Literatura e Sociedade
Fonte
Literatura e Sociedade; v. 15 n. 13 (2010); 186-211 | Literatura e Sociedade; Vol. 15 No. 13 (2010); 186-211 | Literatura e Sociedade; Vol. 15 Núm. 13 (2010); 186-211 | Literatura e Sociedade; Vol. 15 No 13 (2010); 186-211 | 2237-1184 | 1413-2982
Assuntos
Genealogical scheme | geometrical abstraction | formation and dismantleing of Brazilian modern visual system | authors system | objective form. | Esquema genealógico | abstração geométrica | formação e desmanche do sistema visual brasileiro moderno | sistema de autores | forma objetiva.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion