Descrição
Este artigo procura resumir a hipótese da «instância da imagem ao vivo» a partir da descrição da natureza do espaço público, entendido aqui como um ambiente comunicacional, mais que institucional ou jurídico. A instância da imagem ao vivo é apresentada não como sendo a imagem ao vivo em si mesma, mas o plano de representação em que ela se inscreve, plano este que se põe como o principal fator de unificação do espaço público em seu sentido mais amplo. Segundo a presente hipótese, as novas possibilidades tecnológicas da era digital não revogam esse plano: apenas o revigoram à medida que o problematizam.||This article tries to summarize the hypothesis of the «instance of the live image» in its connection with the public space, which is conceived as a communicational space, rather than an institutional or a legal one. The instance of the live image is displayed not as the live image itself, but as the plan of representation in which the live image takes place. This plan is put as the main factor of unification of the public space in its broadest sense. According to this hypothesis, the new technological possibilities of the digital age do not revoke this plan: they just reinforce it as they put new questions about it.