Descrição
Este artigo analisa o estado atual dos recursos tradicionais de financiamento da televisão, detectando uma situação crítica em suas três fontes principais (publicidade, assinaturas e taxas de serviço). Em seguida, discute a parte mais dinâmica do setor televisivo: os serviços de Video on Demand (VoD) e de Subscription Video on Demand (SVoD), que poderiam gerar novos recursos para a produção audiovisual. Porém, a análise dos catálogos desses serviços mostra baixa oferta de filmes europeus, em comparação com os dos Estados Unidos. Desse modo, como em outras ocasiões, o desenvolvimento de novos serviços de televisão e de novos modelos de negócio pode ser uma oportunidade perdida para a indústria audiovisual europeia.||This article analyzes the current state of traditional television financing resources, detecting a critical situation in its three main sources (advertising, signatures and service charges). Next, it discusses the most dynamic part of the television sector: Video on Demand (VoD) and Subscription Video on Demand (SVoD) services, which could generate new resources for audiovisual production. However, the analysis of the catalogs of these services shows a low supply of European films compared to the United States. Thus, as on other occasions, the development of new television services and new business models could be a missed opportunity for the European audiovisual industry.