-
O conceito de hegemonia no percurso dos meios às mediações||The concept of hegemony in the way from media to mediations
- Voltar
Metadados
Descrição
O deslocamento teórico-metodológico dos meios às mediações, proposto por Jesús Martín-Barbero, implica a adoção de uma perspectiva na qual a comunicação é associada a processos político-culturais. Nessa abordagem, o conceito de hegemonia ocupa posição central. Este artigo propõe-se a evidenciar como essa contribuição teórica auxiliou no desenvolvimento de uma abordagem original sobre a comunicação de massa na América Latina. Para tanto, inicia com uma explanação sobre a origem do termo e sua apropriação pelos estudos de comunicação e cultura. Em seguida, situa historicamente as pesquisas de Martín-Barbero que introduziram o conceito no continente, possibilitando a compreensão de suas singularidades no livro Dos meios às mediações.||The theoretical-methodological shift from the media to mediations, proposed by Jesús Martín-Barbero, implies the adoption of a perspective in which communication is associated with political-cultural processes. In this approach, the concept of hegemony occupies a central position. This article aims to show how this theoretical contribution helped to develop an original approach to mass communication in Latin America. In order to do so, it begins with an explanation about the origin of the term and its appropriation by communication and culture studies. Next, it locates historically Martín-Barbero’s researches that introduced the concept in the continent, allowing the understanding of its singularities in the book From the media to mediations.
ISSN
1982-2073
Periódico
Autor
Moraes, Gláucia da Silva Mendes
Data
3 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137519 | 10.11606/issn.1982-8160.v12i1p173-188
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Matrizes
Fonte
MATRIZes; v. 12 n. 1 (2018); 173-188 | MATRIZes; Vol. 12 No. 1 (2018); 173-188 | MATRIZes; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 173-188 | MATRIZes; Vol. 12 No 1 (2018); 173-188 | MATRIZes; V. 12 N. 1 (2018); 173-188 | 1982-8160 | 1982-2073
Assuntos
Hegemony | mediations | mass communication | popular culture | Latin America | Hegemonia | mediações | comunicação de massa | cultura popular | América Latina
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion