-
O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão||The fan’s work in the transmedia text: an approach from the television
- Voltar
Metadados
Descrição
La noción de "Transmedia TV" designa a la producción que incorpora medios y plataformas dentro de la cadena creativa de la industria de la industria. La participación de público es una condición indispensable para la materialización de las estructuras de transmisión, incluso cuando las acciones se dirigen "orientadas" o guiadas por la intención y inteligencia del productor. Debido al compromiso requerido por tales acciones, el destinatario de la acción de acción es, idealmente, el fan. El desafío recae para los becarios es para mejor entender el rol de este fan en la constitución de un tipo de texto - el cambio de la textura - cuya manifestación depende depende de su rendimiento.||The notion of “Transmedia TV” designates a production model which incorporates media and platforms, especially digital social networks, within the creative chain of television industry. Public participation is an indispensable condition for the materialization of the transmission structures, even when the actions are, in a way, “directed” or guided by the producer’s intentionality and “intelligence”. Due to the engagement required for such actions, the recipient of a transmedia action is, ideally, a fan. The challenge imposed for scholars is to better understand the role of this fan in the constitution of a type of text – the transmedia text – whose manifestation necessarily depends on its performance.||A expressão “TV Transmídia” designa um modelo de produção que se caracteriza pela incorporação de outras mídias e plataformas, sobretudo, as redes sociais digitais, na cadeia criativa do meio televisivo. A participação do público é uma condição indispensável para a concretização das estratégias transmídias, mesmo quando as ações são, de certo modo, “dirigidas” ou orientadas pela intencionalidade e por uma “inteligência” dos produtores. Em função do engajamento exigido, o destinatário de uma ação transmídia é, idealmente, um fã. O desafio que se coloca para os estudiosos é entender melhor o papel desse fã na constituição de um tipo de texto – o texto transmídia – cuja manifestação depende necessariamente da sua atuação.
ISSN
1982-2073
Periódico
Autor
Fechine, Yvana | Lima, Cecília Almeida Rodrigues
Data
2 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600 | 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Matrizes | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 113-130 | MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 113-130 | MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 113-130 | MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 113-130 | MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 113-130 | 1982-8160 | 1982-2073
Assuntos
Transmedia TV | fan | digital social networks | transtextuality | TV transmídia | fã | redes sociais digitais | transtextualidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion