Descrição
Este texto discute o caráter cíclico das abordagens críticas da comunicação no Brasil nos últimos 40 anos. Os anos 70, 80 se caracterizaram por teorias de diferentes matrizes que denunciaram a mercantilização da cultura, o esvaziamento do simbólico, as disputas por hegemonia na interpretação da realidade. Os 20 anos seguintes foram marcados por certo abandono do viés crítico, em favor do tratamento de aspectos mais recortados do processo e do produto comunicativo. A partir das discussões recentes de Boltanski, situando os conceitos de crítica e metacrítica, apontamos, ao final, a importância do resgate de olhares mais abrangentes nas análises comunicacionais.||This paper discusses the cyclical nature of the critical approaches of communicationin Brazil in the last 40 years. The 1970’s, 1980’s were characterized by theories of differenthues who denounced the culture’s commodification, the symbolic’s deflation, thedisputes over hegemony in the interpretation of reality. The next 20 years were markedby abandonment of certain critical bias, in favor of the treatment of most indentedaspects of communicative process and product. From recent discussions of Boltanski,placing the concepts of critical and metacritique, highlighting to the importance ofthe redemption of embracing looks in the communicational analysis.