Descrição
O objetivo deste artigo é analisar a perspectiva crítica da cibercultura a partir da discussão sobre a essência da tecnologia. Para tanto, o artigo retoma a discussão clássica sobre a essência da técnica e a atualiza a partir das visões dos novos críticos da cultura digital. O argumento central é que a perspectiva crítica tradicional (fundamentalista ou pessimista) falha ao abordar os fenômenos da cultura digital pelo viés essencialista. É proposta uma análise da cibercultura pela Teoria Ator-Rede (TAR) já que uma visão focada no oligóptico, presa às redes constituintes do fenômeno técnico, fiel às associações que formam o social, pode oferecer uma solução ao fracasso empírico da crítica.||The objective of this paper is to analyze the critical perspective of cyberculture from the discussion on the essence of technology. The article revisits the classic discussion about the essence of technology and updates it from the visions of the new critics of digital culture. The central argument is that traditional critical perspective (fundamentalist or pessimistic) fails to address the phenomena of digital culture by essentialist bias. It proposes an analysis of cyberculture by Actor-Network Theory (ART) since a focused view, stucked to the constituent networks of technical phenomenon, and attached to social associations may offer a solution to the empirical failure of criticism.