-
Aproximações entre charges e memes em ambientes digitais||Approaches between political cartoons and memes in digital environments
- Voltar
Metadados
Descrição
Propõe-se a investigar uma mistura encontrada entre charges e memes no meio digital. O objeto é composto por publicações feitas em quatro sites diferentes com a intenção de compilar produções de humor criadas por usuários da internet, chamadas de memes, sobre o processo de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, que ocorreu em meados de 2016. Com a observação dessas publicações, foi possível perceber que apesar de os autores classificarem as imagens selecionadas apenas como memes, seja no título, ou no corpo dos textos introdutórios, algumas charges fazem parte das compilações sem distinção dos dois gêneros. A fundamentação teórica é composta pela definição do que são charges por Romualdo (2000), Cagnin (1975) e Ramos (2009); e o que são (ou não são) memes por Dawkins (1976), Horta (2015) e Celidonio (2016). Partindo do pressuposto de que os dois são gêneros diferentes, a análise foi feita com foco nos elementos que marcam uma influência das charges na construção do meme, um novo tipo de produção textual humorística que se popularizou junto com o crescimento do acesso à internet. Essa influência, então, pode justificar a aproximação dos dois no ambiente digital e pode causar a mistura encontrada nas publicações analisadas.||Proposes to research the mix between political cartoons and memes in the digital environment. The object is composed by publications in four different sites, aiming compiling humor productions created by internet users, called as memes, about the impeachment process of ex-president Dilma Roussef, occurred in 2016. By the observations of those publications, it was possible to perceive that, notwithstanding authors classify the selected images only as memes, both in the titles or in the introductory texts, some political cartoons are in the compilations without any separation of the two genders. The theoretical foundation is composed by the definitions of political cartoons by Romualdo (2000), Cagnin (1975) and Ramos (2016); as well as the definitions regarding to what memes are (or are not) by Dawkins (1976), Horta (2015) and Celidonio (2016). Beginning with the presupposition that the two genders are different, the analysis focused on the elements that fix the influence of political cartoons in the construction of the memes, a new kind of humoristic textual production that has been popularized with the growth of the internet access. That influence can justify, then, the approximation between both in the digital environment and can give birth to the mix found in the analyzed samples.
ISSN
2316-9877
Autor
Barbosa, Rafaella Carvalho
Data
7 de março de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/167472 | 10.11606/issn.2316-9877.v8i1p63-72
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
9ª Arte (São Paulo); v. 8 n. 1 (2019); 63-72 | 2316-9877
Assuntos
Memes. Charges. Ambiente Digital. | Memes. Political cartoons. Digital environment.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion