-
O estudo de casos múltiplos:: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação||Multiple case studies:: research strategy in psychoanalysis and education
- Voltar
Metadados
Descrição
O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação. Tal discussão se insere no trabalho efetuado pela parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nipiac-UFRJ), o Instituto de Psiquiatria (UFRJ), a Faculdade de Educação da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde casos de crianças e adolescentes com entraves na escolarização foram objeto de análise. Pela temática do mal-estar na escolarização, o estudo de casos aliado à pesquisa-intervenção se ofereceu propício para a análise de fenômenos contemporâneos inseridos em contextos de vida real. Discute-se aqui sobre a importância da definição dos casos, da questão de estudo e produção do material, sua organização e análise, bem como possíveis resultados e produtos. Por fim, é tecida uma reflexão sobre os desafios metodológicos encontrados na realização da pesquisa.||The case study will be discussed as a research methodology for connecting psychoanalysis and education. This discussion is part of the study carried out by the partnership between the Interdisciplinary Center for Study and Research for Contemporary Childhood and Adolescence of the Federal University of Rio de Janeiro (NIPIAC-UFRJ), the Institute of Psychiatry (UFRJ), the School of Education of UFRJ, and the Fluminense Federal University (UFF), which analyzed cases of children and adolescents with difficulties in their schooling. By the topic of discontent in schooling, the association between case study and intervention research was useful to analyze contemporary phenomena inserted in real life contexts (Yin, 2005). We discuss the importance of case definition, of the question of study and production of material, its organization and analysis, as well as results and products. Finally, we carry out a reflection on the methodological challenges found in the research.
ISSN
1678-5177
Periódico
Autor
Carneiro, Cristiana
Data
8 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/150905 | 10.1590/0103-656420170151
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Psicologia USP
Fonte
Psicologia USP; v. 29 n. 2 (2018); 314-321 | Psicologia USP; Vol. 29 No. 2 (2018); 314-321 | Psicologia USP; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 314-321 | 1678-5177 | 0103-6564
Assuntos
case studies | research methodology | psychoanalysis | education | estudos de caso | metodologia de pesquisa | psicanálise | educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion